O Samurai de Curitiba será exibido na TV Educativa do Paraná

O Samurai de Curitiba, curta dirigido por Roberval Machado e Jose Padilha, foi um dos filmes selecionados para exibição na É-Paraná – TV Educativa do Paraná – através do edital de Licenciamento de Filmes Paranaenses promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEEC).

Foram selecionados 34 filmes, sendo 17 curtas-metragens, 12 longas ou telefilmes documentários e 5 longas ou telefilmes de ficção, que serão veiculados na TV É-Paraná durante os anos de 2017 e 2018.

O Samurai de Curitiba é um documentário sobre o roteirista e desenhista Claudio Seto. O curta-metragem enfoca a sua produção de histórias em quadrinhos publicadas nas editoras Edrel e Grafipar entre os anos 60 e 80.

Seto dedicou-se a diversos estilos de histórias, como de samurais, de terror, policiais e eróticas. Além dos enredos inovadores para a época, foi um dos pioneiros do estilo mangá no Brasil, através da revista O Samurai, publicada na década de 60 pela Edrel.

Trabalhou como editor num dos grandes sucessos da editora Grafipar, a revista Maria Erótica, personagem criada por ele ainda na Edrel. Também é analisada questão da censura, pois a publicação dos quadrinhos ocorria durante o governo militar e a maioria das histórias possuía teor erótico. Seto foi jornalista, cartunista e agitador cultural em Curitiba. Um pouco desse multifacetado e carismático artista é apresentado neste filme.

Confira o trailer:

_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.